21.2.10

Nós, os Francisquinhos e a XXL


Ainda não vos falei do curso pré-parto que os meus pais frequentam nos francisquinhos? Então aqui vai:

É um curso sui generis na medida em que é dado por uma enfermeira de voz grossa, que tem a alcunha "XXL", e que não tem papas nem leites maternos na língua!

Ela fala sobre tudo sem quaisquer receios - intimida e assusta os pais mais susceptíveis, agrada os mais bem humorados e irrita os mais tímidos e caladinhos.

Há sessões duas vezes por semana: no nosso caso, à quinta para a mãe aprender a respirar e ao sábado para - tanto o pai como a mãe - aprenderem muito sobre mim!

É giro ver como todos se envolvem nestas palestras e workshops - pais (homens) a mudar fraldas pela primeira vez a bebés de verdade - de preferência com cocós mal cheirosos; e mães a "sugarem" toda a informação que podem desta mulher que já passou pela maternidade 3 vezes e sempre com filhas acima dos 4kg. São 30 anos de experiência com grávidas e bebés!

A meio da manhã de sábado, há sempre um pequeno snack para confraternizar e trocar experiências uns com os outros. Café de saco e bolinhos para as mães à beira da diabetes, tudo é motivo para uma boa galhofa entre pessoas que se identificam pela situação em que se encontram.

Assistimos aos últimos dias das mães que estão para dar à luz a qualquer momento e a outras que nos chegam saídinhas da maternidade. Subidas de leite com mamas pornográficas, cocós líquidos nas cortinas e nas paredes, umbigos que teimam em não caír, há de tudo naquelas aulas!

Tem sido uma mais valia porque ali, estamos perante a realidade de quem acaba de ter um filho e não dorme há 5 dias, e sabemos que mais dia menos dia, é a nossa vez.

Obrigada Cristina - e quinta-feira lá estarei outra vez!

1 comentário:

susana disse...

que giro!!!
adoro essas 'aulas', mesmo na segunda gravidez não as dispensei, aprendemos imenso! e dessas enfermeiras é que eu gosto :) dizem tudo. e ainda não foi desta que consegui dar uma festinha na inês :( abraço grande e apareçam